Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/12032
Título: | Aprender em grupo : desafios para a universidade |
Autor(es): | Bento, Nathália Teixeira |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Aprendizagem Estudo em grupo Ensino superior |
Data de apresentação: | 3-Dez-2014 |
Data de publicação: | 16-Fev-2016 |
Referência: | BENTO, Nathália Teixeira. Aprender em grupo: desafios para a universidade. 2014. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender quais os processos do trabalho em grupo que podem mediar a aprendizagem acadêmica de forma significativa, priorizando as perspectivas dos estudantes de uma disciplina pedagógica na Universidade de Brasília sobre as próprias experiências de trabalho em grupo. A revisão teórica abarcou temas referentes às concepções de ensino e aprendizagem, o grupo como contexto de aprendizagem e o grupo e o desenvolvimento das relações interpessoais. A obtenção de dados empíricos ocorreu a partir de três etapas, dois questionários e uma entrevista individual. Através da análise dos resultados, os processos do trabalho em grupo foram se organizando em categorias de ordem pessoal, de ordem do tipo de tarefa e orientação do professor, de ordem das relações interpessoais e de ordem da dinâmica interna e organização do grupo. Foi possível concluir que esses processos estão interligados, as categorias se relacionam, ou seja, há uma reciprocidade entre os processos do trabalho em grupo que medeiam a aprendizagem acadêmica de forma significativa. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons