Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12032
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NatháliaTeixeiraBento.pdf873,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorBento, Nathália Teixeira-
dc.identifier.citationBENTO, Nathália Teixeira. Aprender em grupo: desafios para a universidade. 2014. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender quais os processos do trabalho em grupo que podem mediar a aprendizagem acadêmica de forma significativa, priorizando as perspectivas dos estudantes de uma disciplina pedagógica na Universidade de Brasília sobre as próprias experiências de trabalho em grupo. A revisão teórica abarcou temas referentes às concepções de ensino e aprendizagem, o grupo como contexto de aprendizagem e o grupo e o desenvolvimento das relações interpessoais. A obtenção de dados empíricos ocorreu a partir de três etapas, dois questionários e uma entrevista individual. Através da análise dos resultados, os processos do trabalho em grupo foram se organizando em categorias de ordem pessoal, de ordem do tipo de tarefa e orientação do professor, de ordem das relações interpessoais e de ordem da dinâmica interna e organização do grupo. Foi possível concluir que esses processos estão interligados, as categorias se relacionam, ou seja, há uma reciprocidade entre os processos do trabalho em grupo que medeiam a aprendizagem acadêmica de forma significativa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordEstudo em grupoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.titleAprender em grupo : desafios para a universidadeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-16T11:10:55Z-
dc.date.available2016-02-16T11:10:55Z-
dc.date.issued2016-02-16T11:10:55Z-
dc.date.submitted2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12032-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons