Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Bento, Nathália Teixeira | - |
dc.identifier.citation | BENTO, Nathália Teixeira. Aprender em grupo: desafios para a universidade. 2014. 88 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender quais os processos do trabalho em grupo que podem mediar a aprendizagem acadêmica de forma significativa, priorizando as perspectivas dos estudantes de uma disciplina pedagógica na Universidade de Brasília sobre as próprias experiências de trabalho em grupo. A revisão teórica abarcou temas referentes às concepções de ensino e aprendizagem, o grupo como contexto de aprendizagem e o grupo e o desenvolvimento das relações interpessoais. A obtenção de dados empíricos ocorreu a partir de três etapas, dois questionários e uma entrevista individual. Através da análise dos resultados, os processos do trabalho em grupo foram se organizando em categorias de ordem pessoal, de ordem do tipo de tarefa e orientação do professor, de ordem das relações interpessoais e de ordem da dinâmica interna e organização do grupo. Foi possível concluir que esses processos estão interligados, as categorias se relacionam, ou seja, há uma reciprocidade entre os processos do trabalho em grupo que medeiam a aprendizagem acadêmica de forma significativa. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Estudo em grupo | en |
dc.subject.keyword | Ensino superior | en |
dc.title | Aprender em grupo : desafios para a universidade | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-16T11:10:55Z | - |
dc.date.available | 2016-02-16T11:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-16T11:10:55Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12032 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|