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https://bdm.unb.br/handle/10483/12007
Título: | Concepções e práticas de leitura e de contação de histórias no ensino fundamental |
Autor(es): | Scomparin, Maria de Fátima Alves Santos |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Crianças - livros e leitura Letramento Contação de histórias |
Data de apresentação: | 8-Jul-2015 |
Data de publicação: | 15-Fev-2016 |
Referência: | SCOMPARIN, Maria de Fátima Alves Santos. Concepções e práticas de leitura e de contação de histórias no ensino fundamental. 2015. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho investigou se práticas de leitura e de contação de histórias têm contribuído para a formação do aluno leitor. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Brasília - Distrito Federal no período entre 18 de Março a 30 de Abril de 2015, numa turma de 2º ano do ensino fundamental, totalizando 10 observações de aula. Realizamos, também, entrevista semiestruturada com a professora regente. Considerando os eixos do letramento, letramento literário, leitura e contação de histórias, pautamos o trabalho em: Abramovich (1993); Cosson (2014), Morais (2005); Soares (2004; 2009; 2011), Brasil (2012) dentre outros. Optamos pela pesquisa qualitativa de tipo etnográfico. Como resultado geral da pesquisa, enfatizamos que, na prática acompanhada, houve espaço para as atividades de contação de histórias, contudo, não verificamos momentos destinados à leitura de textos. No momento em que essa atividade ocorria era realizada apenas pela professora, o que sinalizou para a não inserção autônoma do aprendiz nessa prática. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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