Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariadeFátimaAlvesSantosScomparin.pdf661,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Solange Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorScomparin, Maria de Fátima Alves Santos-
dc.identifier.citationSCOMPARIN, Maria de Fátima Alves Santos. Concepções e práticas de leitura e de contação de histórias no ensino fundamental. 2015. 68 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho investigou se práticas de leitura e de contação de histórias têm contribuído para a formação do aluno leitor. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Brasília - Distrito Federal no período entre 18 de Março a 30 de Abril de 2015, numa turma de 2º ano do ensino fundamental, totalizando 10 observações de aula. Realizamos, também, entrevista semiestruturada com a professora regente. Considerando os eixos do letramento, letramento literário, leitura e contação de histórias, pautamos o trabalho em: Abramovich (1993); Cosson (2014), Morais (2005); Soares (2004; 2009; 2011), Brasil (2012) dentre outros. Optamos pela pesquisa qualitativa de tipo etnográfico. Como resultado geral da pesquisa, enfatizamos que, na prática acompanhada, houve espaço para as atividades de contação de histórias, contudo, não verificamos momentos destinados à leitura de textos. No momento em que essa atividade ocorria era realizada apenas pela professora, o que sinalizou para a não inserção autônoma do aprendiz nessa prática.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCrianças - livros e leituraen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordContação de históriasen
dc.titleConcepções e práticas de leitura e de contação de histórias no ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-15T14:36:27Z-
dc.date.available2016-02-15T14:36:27Z-
dc.date.issued2016-02-15T14:36:27Z-
dc.date.submitted2015-07-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12007-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons