Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11984
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BeatrizVieiraMendes.pdf906,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos alunos do 4º ano do ensino fundamental sobre avaliação
Autor(es): Mendes, Beatriz Vieira
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Ensino fundamental
Avaliação educacional
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 13-Fev-2016
Referência: MENDES, Beatriz Vieira. A percepção dos alunos do 4º ano do ensino fundamental sobre avaliação. 2014. 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta como tema a avaliação para aprendizagem, visto que essa temática tornou-se bastante presente nas discussões entre os educadores. Por ser um elemento fundamental para a prática pedagógica, torna-se necessário que haja trabalhos discutindo a importância da avaliação e como a prática avaliativa ocorre, atualmente. Além disso, busca-se compreender a concepção da prática avaliativa, as práticas existentes no contexto educacional e proporcionar uma discussão das incoerências praticadas e consolidadas pelos docentes e pelos educandos. Assim, pretende-se proporcionar a reflexão e a discussão sobre a percepção que os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental têm em relação à avaliação para aprendizagem utilizando Luckesi, Hoffmann, Morales e outros autores como referencial teórico. Para atingir o objetivo proposto para o trabalho, realizou-se uma pesquisa que visava conhecer qual concepção que os alunos apresentam em relação ao processo avaliador, a finalidade que eles atribuem à avaliação, aspectos positivos e negativos da prática avaliativa que estão submetidos, como gostariam de ser avaliados e como se sentem em relação à avaliação para aprendizagem. Dessa forma, foi realizada uma entrevista com 39 alunos de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e as respostas obtidas foram categorizadas conforme as respostas dadas pelos educandos e, em seguida, analisaram-se os dados obtidos. Por meio das entrevistas realizadas, notou-se que assim como os professores, os alunos também apresentam uma concepção distorcida do processo avaliador e, assim sendo, ambos contribuem para a consolidação das práticas examinatórias. Por fim, é importante destacar que os alunos apresentam medo e preocupação da avaliação para aprendizagem, sobretudo, por estar intrinsicamente ligada à promoção escolar. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents the theme of assessment for learning, since this issue has become very present in the discussions among educators. To be a key element in the pedagogical practice, it becomes necessary to have work discussing the importance of evaluation and how evaluation practice is today. Also, try to understand the concept of evaluation practice, the practices in the educational context and provide a discussion of inconsistencies practiced and consolidated by teachers and by students. Thus, we intend to provide reflection and discussion on the perception that students of the 4th year of elementary school have in relation to assessment for learning using Luckesi Hoffmann, Morales and others as a theoretical framework. To achieve the goal proposed for the work, there was a study that aimed to know which design students have in relation to the evaluator process, the purpose they attribute to the evaluation, positive and negative aspects of evaluation practices that are submitted, they would like to be evaluated and how they feel about the assessment for learning. Thus, an interview with 39 students in two classes of the 4th year of elementary school and the responses were categorized according to the answers given by students and then was performed, analyzed the data obtained. Through the interviews, it was noted that as teachers, students also have a distorted conception reviewer process and, therefore, both contribute to the consolidation of examinatórias practices. Finally, it is important to note that students present fear and concern for assessment of learning, above all, to be intrinsically linked to school promotion.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons