Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaissaLoianeSantosBorges.pdf551,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento de valores e da moralidade como base da aprendizagem de crianças em um programa social
Autor(es): Borges, Raíssa Loiane dos Santos
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Desenvolvimento moral
Educação
Interação - aluno/família/escola
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: BORGES, Raíssa Loiane dos Santos. O desenvolvimento de valores e da moralidade como base da aprendizagem de crianças em um programa social. 2014. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A educação que leva em conta o desenvolvimento de valores e da moralidade permite às pessoas pensar e refletir em nível processual acerca de si, do outro e do mundo. Assim, adquire-se, ao longo das interações com o outro, um nível de consciência que inclui, mas também vai além do que é, convencionalmente, certo e errado e da estrutura lógica do julgamento, da capacidade de avaliação. Porém, como podemos observar essa formação no dia-a-dia de crianças em um programa social que apresentam vulnerabilidade social? O presente trabalho monográfico é mobilizado pelo objetivo de investigar a relação entre os processos de desenvolvimento moral e dos valores e os processos de educação no contexto de um programa alternativo que oferece atividades lúdicas, físicas e recreativas à crianças da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social, priorizando a perspectiva dos educadores sobre tais processos. De forma específica, objetiva identificar os significados dos conceitos morais nas interações interpessoais das crianças em situação de atividade livre (sem regras) e em situação de atividade dirigida (mediada com regras pré-estabelecida); comparar os posicionamentos entre meninos e meninas acerca das relações vivenciadas nos diferentes ambientes socioculturais; analisar a relação entre a participação familiar na disposição das crianças para aprender e para se relacionar no contexto educacional. Foram realizadas observações de crianças em interação em atividades livres e dirigidas e foram realizadas entrevistas individuais com os professores do programa ao longo do período de observação. Foram utilizados protocolos, questionários e roteiros de entrevistas. Os resultados destacam o quanto a moralidade está presente no dia-a-dia das crianças e em suas interações. A importância do presente estudo está na visibilidade dada às crianças e à sua compreensão do sentido de conceitos morais por meio de autorreflexões promovidas na negociação dos conflitos. Por isso, é importante observar as diferenças individuais de cada criança, a negociação causada pelo conflito e questões essenciais na construção de um contexto cooperativo de aprendizagem, desenvolvimento e interação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons