Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaissaLoianeSantosBorges.pdf551,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorBorges, Raíssa Loiane dos Santos-
dc.identifier.citationBORGES, Raíssa Loiane dos Santos. O desenvolvimento de valores e da moralidade como base da aprendizagem de crianças em um programa social. 2014. 73 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractA educação que leva em conta o desenvolvimento de valores e da moralidade permite às pessoas pensar e refletir em nível processual acerca de si, do outro e do mundo. Assim, adquire-se, ao longo das interações com o outro, um nível de consciência que inclui, mas também vai além do que é, convencionalmente, certo e errado e da estrutura lógica do julgamento, da capacidade de avaliação. Porém, como podemos observar essa formação no dia-a-dia de crianças em um programa social que apresentam vulnerabilidade social? O presente trabalho monográfico é mobilizado pelo objetivo de investigar a relação entre os processos de desenvolvimento moral e dos valores e os processos de educação no contexto de um programa alternativo que oferece atividades lúdicas, físicas e recreativas à crianças da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social, priorizando a perspectiva dos educadores sobre tais processos. De forma específica, objetiva identificar os significados dos conceitos morais nas interações interpessoais das crianças em situação de atividade livre (sem regras) e em situação de atividade dirigida (mediada com regras pré-estabelecida); comparar os posicionamentos entre meninos e meninas acerca das relações vivenciadas nos diferentes ambientes socioculturais; analisar a relação entre a participação familiar na disposição das crianças para aprender e para se relacionar no contexto educacional. Foram realizadas observações de crianças em interação em atividades livres e dirigidas e foram realizadas entrevistas individuais com os professores do programa ao longo do período de observação. Foram utilizados protocolos, questionários e roteiros de entrevistas. Os resultados destacam o quanto a moralidade está presente no dia-a-dia das crianças e em suas interações. A importância do presente estudo está na visibilidade dada às crianças e à sua compreensão do sentido de conceitos morais por meio de autorreflexões promovidas na negociação dos conflitos. Por isso, é importante observar as diferenças individuais de cada criança, a negociação causada pelo conflito e questões essenciais na construção de um contexto cooperativo de aprendizagem, desenvolvimento e interação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento moralen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordInteração - aluno/família/escolaen
dc.titleO desenvolvimento de valores e da moralidade como base da aprendizagem de crianças em um programa socialen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T15:10:54Z-
dc.date.available2016-02-12T15:10:54Z-
dc.date.issued2016-02-12T15:10:54Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11922-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons