Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11917
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaPaulaFerreiraOliveira.pdf787,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O que pensam os jovens do ensino médio sobre a escolha profissional e a profissão docente
Autor(es): Oliveira, Mariana de Paula Ferreira de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ensino médio
Orientação profissional
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Mariana de Paula Ferreira de. O que pensam os jovens do ensino médio sobre a escolha profissional e a profissão docente. 2014. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília é resultado de estudos e pesquisa desenvolvida durante o ano de 2013 e financiado pelo CNPq/PROIC/UnB. O estudo partiu do convite que a minha orientadora me fez para lhe ajudar a acompanhar esta pesquisa com um grupo de jovens estudantes do Ensino Médio (bolsistas ProIC-EM) e uma professora do SEEDF, pesquisadora colaboradora. Intencionávamos investigar “O que pensam os jovens do Ensino Médio sobre a profissão docente” no intuito de colaborar com sua entrada na Universidade de Brasília orientando e apresentando os diversos cursos aqui oferecidos e do que tratam, bem como saber dos direitos (cotas sociais) que possui o estudante da Escola Pública. A finalidade: analisar o que pensam os jovens estudantes de Ensino Médio sobre a escolha profissional e a influência da família e dos professores nesta decisão. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores que abordam temas como trabalho, orientação vocacional e escolha profissional. Para alcançar os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com jovens estudantes de duas escolas de Ensino Médio da Ceilândia, mediante a análise dos dados obtidos pela pesquisa, foi possível perceber o grau de conhecimento sobre as diversas profissões, em especial a profissão docente, e a realidade em que se encontram estes estudantes quanto à orientação da família e da escola a esse respeito. Considerou-se que o apoio familiar e escolar é importante para conduzir o aluno à escolha certa e que a união entre escola, família e aluno, resulta em queda no índice de indecisão e dúvidas acerca da escolha profissional, e consequentemente garantia de sucesso independente da profissão desejada. Entretanto, os pais ainda reforçam aquela velha ideologia que o jovem deve escolher um curso que lhe dê retorno financeiro rápido e reconhecimento social. Constatamos que a escola ainda serve de motivadora à escolha profissional desses jovens, mas pela iniciativa individual de seus bons professores. São intervenções pontuais e individualizadas que são introduzidas pelos professores sem a participação direta da escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons