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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorOliveira, Mariana de Paula Ferreira de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana de Paula Ferreira de. O que pensam os jovens do ensino médio sobre a escolha profissional e a profissão docente. 2014. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília é resultado de estudos e pesquisa desenvolvida durante o ano de 2013 e financiado pelo CNPq/PROIC/UnB. O estudo partiu do convite que a minha orientadora me fez para lhe ajudar a acompanhar esta pesquisa com um grupo de jovens estudantes do Ensino Médio (bolsistas ProIC-EM) e uma professora do SEEDF, pesquisadora colaboradora. Intencionávamos investigar “O que pensam os jovens do Ensino Médio sobre a profissão docente” no intuito de colaborar com sua entrada na Universidade de Brasília orientando e apresentando os diversos cursos aqui oferecidos e do que tratam, bem como saber dos direitos (cotas sociais) que possui o estudante da Escola Pública. A finalidade: analisar o que pensam os jovens estudantes de Ensino Médio sobre a escolha profissional e a influência da família e dos professores nesta decisão. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em autores que abordam temas como trabalho, orientação vocacional e escolha profissional. Para alcançar os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com jovens estudantes de duas escolas de Ensino Médio da Ceilândia, mediante a análise dos dados obtidos pela pesquisa, foi possível perceber o grau de conhecimento sobre as diversas profissões, em especial a profissão docente, e a realidade em que se encontram estes estudantes quanto à orientação da família e da escola a esse respeito. Considerou-se que o apoio familiar e escolar é importante para conduzir o aluno à escolha certa e que a união entre escola, família e aluno, resulta em queda no índice de indecisão e dúvidas acerca da escolha profissional, e consequentemente garantia de sucesso independente da profissão desejada. Entretanto, os pais ainda reforçam aquela velha ideologia que o jovem deve escolher um curso que lhe dê retorno financeiro rápido e reconhecimento social. Constatamos que a escola ainda serve de motivadora à escolha profissional desses jovens, mas pela iniciativa individual de seus bons professores. São intervenções pontuais e individualizadas que são introduzidas pelos professores sem a participação direta da escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.subject.keywordOrientação profissionalen
dc.titleO que pensam os jovens do ensino médio sobre a escolha profissional e a profissão docenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T14:23:05Z-
dc.date.available2016-02-12T14:23:05Z-
dc.date.issued2016-02-12T14:23:05Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11917-
dc.language.isoPortuguêsen
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