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Título: A cooperação entre as crianças e o letramento para a aprendizagem da escrita
Autor(es): Costa, Mariana Lira da
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Interação social em crianças
Alfabetização
Educação de crianças
Letramento
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: COSTA, Mariana Lira da. A cooperação entre as crianças e o letramento para a aprendizagem da escrita. 2014. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda como tema a cooperação entre as crianças e o letramento e tem como objetivo principal investigar o papel da cooperação entre as crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental na aprendizagem da alfabetização. Os objetivos específicos são: verificar e descrever a cooperação entre as crianças a partir de uma atividade de registro coletivo e de um jogo de grupo e analisar a cooperação entre pares para o êxito na leitura. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a fundamentação teórica com base nos estudos de Vigotski (2008) sobre a importância das interações sociais para a aprendizagem; a teoria sobre reprodução interpretativa e cultura de pares de Corsaro (2011); as contribuições de Piaget (1998) para a Educação Moral; também os estudos de Branco (2003 e 2006) e Niza (1998) acerca da cooperação; o trabalho de Soares (2010) sobre alfabetização e letramento; e ainda o trabalho de Teberosky (1989) sobre a produção coletiva da escrita. O desenvolvimento metodológico foi feito a partir da epistemologia qualitativa, com foco na pesquisa-ação. Realizamos três sessões de pesquisa, a partir de três atividades de letramento buscando responder aos objetivos do trabalho. A pesquisa foi realizada em uma turma inclusiva do primeiro ano de uma escola pública do Distrito Federal. Os principais resultados apontam que a cooperação é fundamental para a alfabetização, assim como para as outras aprendizagens, pois, desencadeia as zonas de desenvolvimento proximal, permitindo que aconteça de forma significativa para a criança.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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