Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarianaLiraCosta.pdf947,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorCosta, Mariana Lira da-
dc.identifier.citationCOSTA, Mariana Lira da. A cooperação entre as crianças e o letramento para a aprendizagem da escrita. 2014. 66 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda como tema a cooperação entre as crianças e o letramento e tem como objetivo principal investigar o papel da cooperação entre as crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental na aprendizagem da alfabetização. Os objetivos específicos são: verificar e descrever a cooperação entre as crianças a partir de uma atividade de registro coletivo e de um jogo de grupo e analisar a cooperação entre pares para o êxito na leitura. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a fundamentação teórica com base nos estudos de Vigotski (2008) sobre a importância das interações sociais para a aprendizagem; a teoria sobre reprodução interpretativa e cultura de pares de Corsaro (2011); as contribuições de Piaget (1998) para a Educação Moral; também os estudos de Branco (2003 e 2006) e Niza (1998) acerca da cooperação; o trabalho de Soares (2010) sobre alfabetização e letramento; e ainda o trabalho de Teberosky (1989) sobre a produção coletiva da escrita. O desenvolvimento metodológico foi feito a partir da epistemologia qualitativa, com foco na pesquisa-ação. Realizamos três sessões de pesquisa, a partir de três atividades de letramento buscando responder aos objetivos do trabalho. A pesquisa foi realizada em uma turma inclusiva do primeiro ano de uma escola pública do Distrito Federal. Os principais resultados apontam que a cooperação é fundamental para a alfabetização, assim como para as outras aprendizagens, pois, desencadeia as zonas de desenvolvimento proximal, permitindo que aconteça de forma significativa para a criança.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInteração social em criançasen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleA cooperação entre as crianças e o letramento para a aprendizagem da escritaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T13:47:38Z-
dc.date.available2016-02-12T13:47:38Z-
dc.date.issued2016-02-12T13:47:38Z-
dc.date.submitted2014-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11914-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons