Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KristyHellendeSouzaSantiago.pdf778,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da relação professor-aluno nos processos de letramento
Autor(es): Santiago, Kristy Hellen de Souza
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Letramento
Práticas pedagógicas
Professores e alunos
Data de apresentação: 10-Dez-2014
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: SANTIAGO, Kristy Hellen de Souza. A influência da relação professor-aluno nos processos de letramento. 2014. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Reconhecendo a escola como local de formação de cidadãos, consequentemente local de constante formação de sujeitos letrados, este trabalho procura focar em um profissional com papel essencial nessa missão, o professor, por ter relação direta com os alunos. Baseado em autores como Soares (2010) e Morales (1999) trata de um estudo de caso em que as observações foram feitas durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, culminando nas análises aqui expressas. Abordando questões como: em que medida a boa relação do professor com seus alunos contribui para o bom desenvolvimento do letramento? E tendo por objetivos específicos identificar atividades realizadas pelo professor e pela escola, identificar qual a postura do professor e os pontos positivos da afetividade, tudo isso visando os processos letramento. Com base nas análises percebe-se que uma postura flexível do professor, aberta a mudanças e inovações, reconhecendo sua postura como facilitador, e não dono do saber, compreendendo seus alunos como sujeitos, consequentemente tratando-os bem, considerando a boa relação professor-aluno como recurso de aprendizagem, é primordial para a formação de sujeitos letrados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons