Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Maria Emília Gonzaga de | - |
dc.contributor.author | Santiago, Kristy Hellen de Souza | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Kristy Hellen de Souza. A influência da relação professor-aluno nos processos de letramento. 2014. 70 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | Reconhecendo a escola como local de formação de cidadãos, consequentemente local de constante formação de sujeitos letrados, este trabalho procura focar em um profissional com papel essencial nessa missão, o professor, por ter relação direta com os alunos. Baseado em autores como Soares (2010) e Morales (1999) trata de um estudo de caso em que as observações foram feitas durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, culminando nas análises aqui expressas. Abordando questões como: em que medida a boa relação do professor com seus alunos contribui para o bom desenvolvimento do letramento? E tendo por objetivos específicos identificar atividades realizadas pelo professor e pela escola, identificar qual a postura do professor e os pontos positivos da afetividade, tudo isso visando os processos letramento. Com base nas análises percebe-se que uma postura flexível do professor, aberta a mudanças e inovações, reconhecendo sua postura como facilitador, e não dono do saber, compreendendo seus alunos como sujeitos, consequentemente tratando-os bem, considerando a boa relação professor-aluno como recurso de aprendizagem, é primordial para a formação de sujeitos letrados. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Letramento | en |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | en |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | en |
dc.title | A influência da relação professor-aluno nos processos de letramento | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-12T13:20:55Z | - |
dc.date.available | 2016-02-12T13:20:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-12T13:20:55Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11912 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|