Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11852
Título: | Habitus familiar e TICs no sucesso escolar : retratos sociológicos de estudantes da UnB |
Autor(es): | Serrador, Fernanda Miquelotti Pereira |
Orientador(es): | Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Estudantes universitários Sucesso escolar |
Data de apresentação: | 24-Jun-2015 |
Data de publicação: | 4-Fev-2016 |
Referência: | SERRADOR, Fernanda Miquelotti Pereira. Habitus familiar e TICs no sucesso escolar: retratos sociológicos de estudantes da UnB. 2015. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e exploratória desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC/UnB). O objetivo da pesquisa é analisar os retratos sociológicos dos estudantes da UnB, oriundos da escola pública, a partir das dissonâncias e consonâncias, em relação ao habitus familiar, o uso das TICS e como encaram o sucesso escolar, entendido como o ingresso na UnB. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes da UnB advindos da escola pública. Como aporte teórico para as análises desenvolvidas, utilizamos as contribuições de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Na análise dos dados, observamos o predomínio dos aspectos consonantes, entre eles, o discurso de que a aptidão individual é determinante para o sucesso escolar. A utilização das TICs aparece como estratégia de estudo complementar para o ingresso na universidade. |
Abstract: | This work is a result of a qualitative and exploratory research developed at the University of Brasilia´s (UnB) Scientific Initiation Program. The objective of the research is to analyze the sociological portraits of UnB´s students who studied at the public schools, from diverging and converging aspects in relation to family habitus, the use of information technology and communications (ITC) and how academic success is understood. In this regard, semi structured interviews were conducted with five UnB students who attended the public school. The theoretical approach of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire were chosen for the developed analysis. In analyzing the collected data, a majority of aspects identified were convergent, particularly the statement that the individual ability is deterministic for academic success. The use of ITCs is employed in the complementary learning effort for university admission. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons