Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Alberto Lopes de | - |
dc.contributor.author | Serrador, Fernanda Miquelotti Pereira | - |
dc.identifier.citation | SERRADOR, Fernanda Miquelotti Pereira. Habitus familiar e TICs no sucesso escolar: retratos sociológicos de estudantes da UnB. 2015. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e exploratória desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC/UnB). O objetivo da pesquisa é analisar os retratos sociológicos dos estudantes da UnB, oriundos da escola pública, a partir das dissonâncias e consonâncias, em relação ao habitus familiar, o uso das TICS e como encaram o sucesso escolar, entendido como o ingresso na UnB. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes da UnB advindos da escola pública. Como aporte teórico para as análises desenvolvidas, utilizamos as contribuições de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Na análise dos dados, observamos o predomínio dos aspectos consonantes, entre eles, o discurso de que a aptidão individual é determinante para o sucesso escolar. A utilização das TICs aparece como estratégia de estudo complementar para o ingresso na universidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | en |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | en |
dc.subject.keyword | Sucesso escolar | en |
dc.title | Habitus familiar e TICs no sucesso escolar : retratos sociológicos de estudantes da UnB | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T19:14:50Z | - |
dc.date.available | 2016-02-04T19:14:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-04T19:14:50Z | - |
dc.date.submitted | 2015-06-24 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11852 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This work is a result of a qualitative and exploratory research developed at the University of Brasilia´s (UnB) Scientific Initiation Program. The objective of the research is to analyze the sociological portraits of UnB´s students who studied at the public schools, from diverging and converging aspects in relation to family habitus, the use of information technology and communications (ITC) and how academic success is understood. In this regard, semi structured interviews were conducted with five UnB students who attended the public school. The theoretical approach of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire were chosen for the developed analysis. In analyzing the collected data, a majority of aspects identified were convergent, particularly the statement that the individual ability is deterministic for academic success. The use of ITCs is employed in the complementary learning effort for university admission. | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|