Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielaRodriguesFreiresOliveira.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os professores em inicio de carreira : os dados de nomeação, posse e ato sem efeito dos ingressantes a partir do concurso de 2010
Autor(es): Oliveira, Gabriela Rodrigues Freires
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Educação
Professor iniciante
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Gabriela Rodrigues Freires. Os professores em inicio de carreira: os dados de nomeação, posse e ato sem efeito dos ingressantes a partir do concurso de 2010. 2015. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer e analisar os dados referentes à nomeação, posse e ato sem efeito dos professores aprovados no concurso da secretaria de educação do DF. E tem como objetivos específicos levantar dados dos concursados de 2010 e 2014 referente ao número de posse por área e quantitativo por sexo, identificar o número de professores convocados para posse e que tornaram sem efeito a nomeação, analisar qualitativamente o movimento de entrada dos professores iniciantes por meio da coleta de dados atinentes a nomeação, posse e atos sem efeitos. Para alcançar todos esses objetivos foi usado como fonte de pesquisa os diários oficiais do DF (DODF), onde foi coleado todas as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. O trabalho tem como problema central identificar qual o perfil dos professores ingressantes na rede publica do DF. Pesquisar esses profissionais é de suma importância, já que, muitos desistem da carreira docente nos primeiros anos ou até mesmo antes de entrar em sala de aula, é um momento muito complexo, pois, todo inicio de carreira requer uma atenção especifica, onde deverá buscar e criar suas próprias estratégias pedagógicas para solucionar os problemas e desafios de sala de aula. Existem vários autores que explicam esses momentos, a pesquisa usará como referencial teórico dois, Huberman(2000) e Mariano(2006), eles explicam e pesquisam sobre as fases que o professor passa durante sua profissão. Com essa pesquisa foi possível analisar: as questões que permeiam um professor em início de carreira; levantar dados importantes para a educação como, número de professores empossados, desistentes, sexo e área de atuação; identificar como o inicio da carreira é um momento marcante e norteador da pratica docente; compreender alguns motivos que levam um educador a desistir ou permanecer na carreira docente. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as main objective to know and analyze the data relating to the appointment, tenure and act void of teachers approved in the contest of DF's education department. And has the following objectives gather data from 2010 and 2014 gazetted on the number of possession by area and quantitative gender, identify the number of teachers called for possession and made void the appointment qualitatively analyze the input movement of beginning teachers by collecting data pertaining to appointment, tenure and acts without effects. To achieve all these objectives was used as a research source the official journals of the DF (DODF) where he was coleado all necessary information for the development of research. The work is mainly problem identify the profile of teachers entering the public network of the Federal District. Search these professionals is of paramount importance, since many give up the teaching career in the early years and even before entering the classroom, is a very complex time because, all career start requires a specific attention, which should seek and create their own teaching strategies to solve problems and classroom challenges. There are several authors that explain these moments, the research will use as a theoretical two, Huberman (2000) and Mariano (2006), they explain and research about the phases that the teacher passes during his career. With this research we could analyze: the issues that permeate a teacher early career; up important data for education as number of sworn teachers, dropouts, sex and area of operation; identify as the beginning of career is a milestone and guiding time of teaching practice; understand some reasons why an educator to give up or remain in the teaching career.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons