Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_DeboraSousaMachado.pdf391,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma abordagem sobre a relação entre afetividade, aprendizagem e sentido subjetivo da deficiência visual : relatos de experiências em uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Machado, Débora de Sousa
Orientador(es): Raposo, Patrícia Neves
Assunto: Deficientes visuais
Educação especial
Educação inclusiva
Professores e alunos
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 14-Out-2010
Referência: MACHADO, Débora de Sousa. Uma abordagem sobre a relação entre afetividade, aprendizagem e sentido subjetivo da deficiência visual: relatos de experiências em uma escola pública do Distrito Federal. 2007. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A inclusão tem destaque cada vez maior no contexto educacional brasileiro. No atual cenário escolar, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns sinaliza a necessidade de pesquisas sobre o tema. A prática pedagógica não contempla adequadamente a diversidade dos sujeitos e outra perspectiva do professor frente a sua prática e frente às necessidades de aprendizagem de seus alunos representa um desafio a ser enfrentado. O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas durante o Projeto 4 do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília e aborda a relação entre afetividade, aprendizagem e a constituição de sentido subjetivo sobre a deficiência visual de duas professoras de uma escola pública do Distrito Federal, denominada inclusiva. Compreendemos que a aprendizagem dos alunos com deficiência visual está implicada pelas emoções e afetos produzidos no espaço escolar e pelos sentidos subjetivos constituintes da subjetividade humana em suas dimensões individual e social.
Abstract: Inclusion has been getting more space in the educational scenario these days. In the current Brazilian scenario, the inclusion of people who needs special educational attention in common classes is now a reality. Therefore, the teacher's comprehension of his or her practice and of the students' learning needs represents a challenge to be faced. This work has as an objective to acknowledge the experiences got from classrooms and deals with the relation between caring, learning and the constitution of a subjective sense over the visual impairment of two public school teachers in Distrito Federal, in so-called inclusive school. We acknowledge that the learning process of visually impaired students is implied by the emotions and caring produced in the school place and by the subjective senses that constitute the human subjectivity in their social and individual spheres.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.1160
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons