Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11451
Título: | Análise do programa PDDE interativo : instrumento de aperfeiçoamento da gestão escolar |
Autor(es): | Pinto, Glesse Custodio |
Orientador(es): | Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de |
Assunto: | Gestão escolar Educação - Distrito Federal Escolas públicas Ministério da Educação (MEC) |
Data de apresentação: | 29-Jun-2015 |
Data de publicação: | 19-Nov-2015 |
Referência: | PINTO, Glesse Custodio. Análise do programa PDDE interativo: instrumento de aperfeiçoamento da gestão escolar. 2015. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho traz o resultado de uma análise do Programa Dinheiro Direto na Escola/PDDE Interativo, elaborado e aplicado pelo Ministério da Educação em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação. Para este relatório, foi estudado o programa nacional em sua aplicação no Distrito Federal, tendo como campo de ação as escolas Centro de Ensino Médio Paulo Freire e o Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, as quais fazem parte da rede da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, que é responsável por instituir o comitê gestor do PDDE Interativo do DF. O programa surgiu a partir de uma demanda da comunidade escolar, a qual desejava o aprimoramento de sua gestão e do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa baseou-se em uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental e bibliográfica, utilizando o diário de campo como técnica de registro dos dados coletados. Esses recursos foram utilizados com a finalidade de se analisar a influência do comitê do PDDE interativo do DF na tomada de decisão das escolas, especialmente em relação aos seus respectivos planos de ação. Conclui-se, ao final, que os problemas associados à interação do comitê com as escolas são causados por ambas as partes, não se evidenciando uma influência relevante dos comitês sobre os planos gerais de gestão escolar das escolas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2015. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons