Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Pinto, Glesse Custodio | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Glesse Custodio. Análise do programa PDDE interativo: instrumento de aperfeiçoamento da gestão escolar. 2015. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2015. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho traz o resultado de uma análise do Programa Dinheiro Direto na Escola/PDDE Interativo, elaborado e aplicado pelo Ministério da Educação em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação. Para este relatório, foi estudado o programa nacional em sua aplicação no Distrito Federal, tendo como campo de ação as escolas Centro de Ensino Médio Paulo Freire e o Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal, as quais fazem parte da rede da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, que é responsável por instituir o comitê gestor do PDDE Interativo do DF. O programa surgiu a partir de uma demanda da comunidade escolar, a qual desejava o aprimoramento de sua gestão e do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa baseou-se em uma abordagem etnográfica, por meio da observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental e bibliográfica, utilizando o diário de campo como técnica de registro dos dados coletados. Esses recursos foram utilizados com a finalidade de se analisar a influência do comitê do PDDE interativo do DF na tomada de decisão das escolas, especialmente em relação aos seus respectivos planos de ação. Conclui-se, ao final, que os problemas associados à interação do comitê com as escolas são causados por ambas as partes, não se evidenciando uma influência relevante dos comitês sobre os planos gerais de gestão escolar das escolas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | en |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal | en |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | en |
dc.subject.keyword | Ministério da Educação (MEC) | en |
dc.title | Análise do programa PDDE interativo : instrumento de aperfeiçoamento da gestão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-11-19T20:00:56Z | - |
dc.date.available | 2015-11-19T20:00:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-19T20:00:56Z | - |
dc.date.submitted | 2015-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11451 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|