Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11040
Título: | A participação da sociedade civil na construção do atual Plano Nacional de Educação : o papel da Campanha Nacional pelo Direito à Educação |
Autor(es): | Costa, Eliza Holanda |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Plano Nacional de Educação (PNE) Direito à educação Campanha Nacional de Direito à Educação Sociedade civil |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 28-Ago-2015 |
Referência: | COSTA, Eliza Holanda. A participação da sociedade civil na construção do atual Plano Nacional de Educação: o papel da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 2014. 78 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a participação da Campanha Nacional
pelo Direito à Educação na construção do atual Plano Nacional de Educação,
buscando compreender a importância da participação da sociedade civil nos
processos políticos. Para isso, foi necessário traçar o histórico da participação no
plano anterior e definir que atores foram líderes nessa ocasião. Para a compreensão
desse processo, o embasamento teórico deu-se a partir de autores como Dourado
(2001), Gramsci (2004) e Bobbio(1982), o primeiro trabalha com a elaboração,
tramitação e legados do Plano anterior, os seguintes abordam os conceitos de
sociedade civil, sociedade política e hegemonia. Essa proposta busca trazer
elementos que relacionem a participação da Campanha Nacional pelo Direito à
Educação com as conquistas para o atual Plano Nacional de Educação e o motivo
pelo qual a Campanha se destacou em relação a outras organizações. A
metodologia utilizada foi a de pesquisa documental e a consolidação teórica dar-se-á
principalmente através de discussão conceitual e argumentativa. A análise
evidenciou que a participação da sociedade civil é determinante para as conquistas
sociais, e que a Campanha protagonizou a participação no Plano aprovado em
2014. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons