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Título: Crianças com autismo na escola fundamental : dimensões que possibilitam uma lógica de pertencimento
Autor(es): Queiroz, Letícia Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Práticas pedagógicas
Crianças autistas - aprendizagem
Educação
Autismo em crianças
Inclusão social
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 28-Ago-2015
Referência: QUEIROZ, Letícia Oliveira. Crianças com autismo na escola fundamental: dimensões que possibilitam uma lógica de pertencimento. 2014. 90 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho aborda a questão da criança com autismo na escola. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar quais as dimensões que possibilitam a ratificação da lógica de pertencimento de crianças com autismo na escola fundamental. Como referências teóricas foram utilizados documentos nacionais sobre a inclusão e o conceito de autismo tendo como base autores como Leo Kanner, Alfredo Jerusalinsky, Paulo Freire, Fátima Rodrigues, dentre outros. A pesquisa se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas, complementação de frases e observações com professores, orientadores e monitores de uma escola pública de ensino fundamental. Os resultados apontam que a escola precisa de mudanças para que esse aluno sinta-se pertencente a esse ambiente e aponta a importância de práticas mais inovadoras, as quais possibilitem a esse aluno uma escola que, acima de tudo, reconheça-o como um sujeito. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work’s approach is to analyze the matter of the autistic child at school. The main goal of this research was assay which dimensions allow the ratification of the belonging feeling of those children in secondary school. As theoretical references, national documents about inclusion and concepts on autism were used, all based on authors like Leo Kanner, Alfredo Jerusalinsky, Paulo Freire, Fátima Rodrigues and others. The research is developed by a qualitative approach with semi structured interviews, sentences complementation and watching teachers and monitors of a public secondary school. The outcomes show that this institution lacks changes in a way that the student can feel the sense of belonging to this environment and also points out the importance of more innovative practices, which gives to this pupil a school that recognizes him/her as an individual above all.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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