Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IngridValadaresBarbosadaSilva.pdf419,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação do professor como estratégia de compreensão leitora de textos literários
Autor(es): Silva, Ingrid Valadares Barbosa da
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Ensino fundamental
Mediação pedagógica
Textos literários
Leitura
Crianças - livros e leitura
Data de apresentação: Dez-2014
Data de publicação: 28-Ago-2015
Referência: SILVA, Ingrid Valadares Barbosa da. A mediação do professor como estratégia de compreensão leitora de textos literários. 2014. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar como se dava a compreensão de textos literários, por parte de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, considerando a mediação do professor em sala de aula. Esse eixo de ensino de língua é relevante visto que, como aponta Solé (1998) à aprendizagem da leitura e de estratégias adequadas para compreender os textos requer uma intervenção explicitamente dirigida a essa aquisição. O interesse foi priorizar questões, tais como: o espaço dado à leitura e a compreensão leitora nessa etapa da escolarização básica, a articulação desse eixo com o de apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como com o de produção de textos. Como instrumento metodológico, recorri à entrevista semiestruturada, a qual, apesar de ter um roteiro prévio, conta com adequações que podem ocorrer durante a realização da mesma. Como dado geral da pesquisa, pude observar que a prática da leitura, está bem presente em sala de aula e fora dela, e as professoras tinham um papel fundamental neste processo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons