Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Ingrid Valadares Barbosa da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ingrid Valadares Barbosa da. A mediação do professor como estratégia de compreensão leitora de textos literários. 2014. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou analisar como se dava a compreensão de textos literários, por parte de uma turma do 1º ano do ensino fundamental, considerando a mediação do professor em sala de aula. Esse eixo de ensino de língua é relevante visto que, como aponta Solé (1998) à aprendizagem da leitura e de estratégias adequadas para compreender os textos requer uma intervenção explicitamente dirigida a essa aquisição. O interesse foi priorizar questões, tais como: o espaço dado à leitura e a compreensão leitora nessa etapa da escolarização básica, a articulação desse eixo com o de apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como com o de produção de textos. Como instrumento metodológico, recorri à entrevista semiestruturada, a qual, apesar de ter um roteiro prévio, conta com adequações que podem ocorrer durante a realização da mesma. Como dado geral da pesquisa, pude observar que a prática da leitura, está bem presente em sala de aula e fora dela, e as professoras tinham um papel fundamental neste processo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | en |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | en |
dc.subject.keyword | Textos literários | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | en |
dc.title | A mediação do professor como estratégia de compreensão leitora de textos literários | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-08-28T19:58:06Z | - |
dc.date.available | 2015-08-28T19:58:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-28T19:58:06Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/11034 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|