Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10967
Título: | A formação do pedagogo para a utilização das novas tecnologias na sala de aula : um estudo exploratório |
Autor(es): | Souza, Herlan Serpa de |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Professores - capacitação Práticas pedagógicas Diretrizes curriculares |
Data de apresentação: | 24-Jul-2013 |
Data de publicação: | 24-Ago-2015 |
Referência: | SOUZA, Herlan Serpa de. A formação do pedagogo para a utilização das novas tecnologias na sala de aula: um estudo exploratório. 2013. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do professor em diferentes espaços curriculares e educativos, mais precisamente na formação do graduando em Pedagogia nas novas tecnologias. Busca-se investigar como estão integradas as novas tendências nas práticas educacionais dos professores como uma possibilidade de qualificação. Um tema desafiador que possui diversas contribuições de diferentes autores, juntamente com a discussão respaldada nas Diretrizes Curriculares Nacionais que direcionam os cursos de graduação no Brasil. Apresento uma reflexão teórica no que se refere aos pareceres, diretrizes curriculares e legislação no que tange ao curso de Pedagogia relacionado às tecnologias em geral, tendo como objetivo mostrar a importância do tema e como este pode colaborar para a discussão em âmbito administrativo, pedagógico e por que não em sala de aula para analisar como está sendo desenvolvida a temática no ambiente universitário e na formação dos sujeitos que estão inseridos neste ambiente.O trabalho discorrerá das minhas reflexões e conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) regido pelo tema das tecnologias. Utilizando a metodologia de pesquisa exploratória, com destaque no levantamento bibliográfico eentrevista com 23 egressos de diferentes licenciaturas. Tendo ao final, e como resultado, atenção na possibilidade de melhorias e melhor preparo para com o futuro educador quando da qualificação em tecnologias digitais. |
Informações adicionais: | Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons