Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_HerlanSerpadeSouza.pdf417,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação do pedagogo para a utilização das novas tecnologias na sala de aula : um estudo exploratório
Autor(es): Souza, Herlan Serpa de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Professores - capacitação
Práticas pedagógicas
Diretrizes curriculares
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 24-Ago-2015
Referência: SOUZA, Herlan Serpa de. A formação do pedagogo para a utilização das novas tecnologias na sala de aula: um estudo exploratório. 2013. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do professor em diferentes espaços curriculares e educativos, mais precisamente na formação do graduando em Pedagogia nas novas tecnologias. Busca-se investigar como estão integradas as novas tendências nas práticas educacionais dos professores como uma possibilidade de qualificação. Um tema desafiador que possui diversas contribuições de diferentes autores, juntamente com a discussão respaldada nas Diretrizes Curriculares Nacionais que direcionam os cursos de graduação no Brasil. Apresento uma reflexão teórica no que se refere aos pareceres, diretrizes curriculares e legislação no que tange ao curso de Pedagogia relacionado às tecnologias em geral, tendo como objetivo mostrar a importância do tema e como este pode colaborar para a discussão em âmbito administrativo, pedagógico e por que não em sala de aula para analisar como está sendo desenvolvida a temática no ambiente universitário e na formação dos sujeitos que estão inseridos neste ambiente.O trabalho discorrerá das minhas reflexões e conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB) regido pelo tema das tecnologias. Utilizando a metodologia de pesquisa exploratória, com destaque no levantamento bibliográfico eentrevista com 23 egressos de diferentes licenciaturas. Tendo ao final, e como resultado, atenção na possibilidade de melhorias e melhor preparo para com o futuro educador quando da qualificação em tecnologias digitais.
Informações adicionais: Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons