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Título: A relação professor-aluno na perspectiva da definição identitária : o caso de Luciene e João
Autor(es): Faria, Débora Alves da Mata
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores e alunos
Identidade escolar
Diversidade na escola
Data de apresentação: 10-Dez-2014
Data de publicação: 24-Ago-2015
Referência: FARIA, Débora Alves da Mata. A relação professor-aluno na perspectiva da definição identitária: o caso de Luciene e João. 2014. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade investigar e compreender as possibilidades de se estabelecer uma relação professor-aluno na perspectiva da definição identitária, abordada por Batista Neto (2006) ao longo do capítulo 12 presente no livro “Formação de professores e prática pedagógica”, sendo esta baseada na valorização do afeto e do reconhecimento do outro na diversidade existente. Nesta perspectiva buscou-se observar e participar do cotidiano de uma escola pública situada na Asa Norte ao longo do semestre, afim de analisar a proposta da instituição e principalmente as relações estabelecidas entre os sujeitos relacionando com a temática escolhida. A partir das observações, foi feito um estudo bibliográfico acerca da temática Relação professor-aluno no intuito de compreender como se dá esta relação e quais as influências históricas, culturais e sociais que as permeiam. Nesse sentido buscou-se relacionar teoria e prática, considerando a experiência de estágio como mais uma oportunidade de reflexão e enriquecimento. Para isso, a discussão teórica foi relacionada à prática a partir de três vertentes: A relação professor-aluno a partir do conceito de definição identitária, com o objetivo de explicitar o conceito de definição identitária presente nesta relação; A relação professor-aluno: discutindo vivências, buscando compreender esta relação através de análises do cotidiano escolar vivenciadas no período de estágio; A definição identitária pautada pelo reconhecimento da diversidade na relação professor-aluno, afim de identificar possibilidades de se estabelecer uma relação entre professor e aluno a partir da definição identitária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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