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Título: Estudo de caso : o evento “Estrelas da Gastronomia Brasileira” no Chile e a valorização da gastronomia brasileira no exterior
Autor(es): Agra, Sara Elisabeth Xavier
Orientador(es): Araújo, Wilma Maria Coelho
Assunto: Gastronomia
Turismo
Turismo - marketing
Data de apresentação: 27-Jul-2009
Data de publicação: 21-Jul-2010
Referência: AGRA, Sara Elisabeth Xavier. Estudo de caso: o evento “Estrelas da Gastronomia Brasileira” no Chile e a valorização da gastronomia brasileira no exterior. 2009. 71 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho é um Estudo de Caso e tem como tema a promoção do turismo brasileiro no exterior por meio da divulgação da gastronomia típica do país. Seu objetivo é estudar a gastronomia como atrativo cultural no subsistema turístico do mercado e ferramenta promocional no plano de marketing internacional da EMBRATUR, com vistas a avaliar as estratégias do marketing promocional voltadas para captação de turismo internacional, definidos no “Projeto Movimento de Valorização da Gastronomia Brasileira no Exterior”, em especial no evento “Estrelas da Gastronomia Brasileira”, realizado em Santiago do Chile. O estudo consiste numa avaliação das ações previstas no plano de marketing promocional do referido evento, verificando se o retorno pretendido no projeto básico e a forma de mensuração dos resultados foram satisfatórios. Os resultados mostram que o evento foi muito importante e que, de fato, contribui para a propagação do turismo brasileiro, apesar de algumas incongruências e da inexistência de ferramentas precisas de mensuração do resultado a ser alcançado.
Abstract: This work is a study which has as subject the promotion of Brazilian’s tourism abroad through the dissemination of the typical country’s cuisine. Its goal is to study the gastronomy as a cultural attraction in the subsystem of the market and as a promotional tool in terms of international marketing of EMBRATUR, in order to evaluate the promotional marketing strategies aimed to attract international tourism, defined in the “Project Moviment of Valorization of Brazilian Gastronomy Abroad”, especially durring the event “Stars of Gastronomy”, held in Santiago, Chile. The study consists of an evaluation of the actions in the promotional marketing plan of this event, Verifying if the desired return intended on the basic design and how to measure its results was satisfactory. The results show that the event was very important and that, in fact, it contributed to the spread of Brazilian tourism, despite some inconsistencies and lack of accurate tools to measure the result to be achieved.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.1062
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