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Título: Afetividade na relação aluno/professor no contexto da educação infantil
Autor(es): Carvalho, Carina Moura de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Professores e alunos
Educação de crianças
Afetividade
Crianças
Crianças - formação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 4-Mai-2015
Referência: CARVALHO, Carina Moura de. Afetividade na relação aluno/professor no contexto da educação infantil. 2014. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar acerca sobre a afetividade na relação entre professor/aluno no âmbito da educação infantil. Tal investigação, de cunho qualitativo, teve como participantes quatro professoras que atuam na educação infantil em uma escola localizada no Guará. Foi utilizado como instrumento um questionário semi-aberto. As análises foram realizadas utilizando-se de interpretações e ainda de uma adaptação da análise de conteúdo. Pretendeu-se identificar a relevância das questões sobre afetividade que interferem no processo de ensino e aprendizagem da criança. Descrevemos os aspectos teóricos da afetividade e como contribui na relação educativa. Vários teóricos subsidiaram a construção desse trabalho, tais como Vigotsky e Wallon, dentre outros. Os resultados indicam que as participantes dessa pesquisa percebem a importância do vínculo afetivo nas relações interpessoais com seus alunos da educação infantil. Conclui-se que a afetividade é importante no cotidiano da vida escolar e é um grande diferencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança.
Abstract: This study aims to investigate about the importance of affectivity in the relationship between teacher and student within the kindergarten. Such an investigation was conducted by analysis of questionnaires completed by four teachers who work in early childhood education. It is intended to identify the relevance of these issues also affect the teaching and learning process of the child. We describe the theoretical aspects of affectivity and contributes to the educational relationship. Several theorists have subsidized the construction of this work, such as Vygotsky, and Wallon, among others. The methodology was qualitative. The instrument used was a questionnaire completed by four participants. We conclude that the affection is important in everyday school life and is a great advantage in knowledge construction and cognitive, physical, social and emotional development of children.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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