Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarinaMouradeCarvalho.pdf564,23 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorCarvalho, Carina Moura de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Carina Moura de. Afetividade na relação aluno/professor no contexto da educação infantil. 2014. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar acerca sobre a afetividade na relação entre professor/aluno no âmbito da educação infantil. Tal investigação, de cunho qualitativo, teve como participantes quatro professoras que atuam na educação infantil em uma escola localizada no Guará. Foi utilizado como instrumento um questionário semi-aberto. As análises foram realizadas utilizando-se de interpretações e ainda de uma adaptação da análise de conteúdo. Pretendeu-se identificar a relevância das questões sobre afetividade que interferem no processo de ensino e aprendizagem da criança. Descrevemos os aspectos teóricos da afetividade e como contribui na relação educativa. Vários teóricos subsidiaram a construção desse trabalho, tais como Vigotsky e Wallon, dentre outros. Os resultados indicam que as participantes dessa pesquisa percebem a importância do vínculo afetivo nas relações interpessoais com seus alunos da educação infantil. Conclui-se que a afetividade é importante no cotidiano da vida escolar e é um grande diferencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores e alunosen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAfetividadeen
dc.subject.keywordCriançasen
dc.subject.keywordCrianças - formaçãoen
dc.titleAfetividade na relação aluno/professor no contexto da educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-05-04T20:33:59Z-
dc.date.available2015-05-04T20:33:59Z-
dc.date.issued2015-05-04T20:33:59Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10359-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study aims to investigate about the importance of affectivity in the relationship between teacher and student within the kindergarten. Such an investigation was conducted by analysis of questionnaires completed by four teachers who work in early childhood education. It is intended to identify the relevance of these issues also affect the teaching and learning process of the child. We describe the theoretical aspects of affectivity and contributes to the educational relationship. Several theorists have subsidized the construction of this work, such as Vygotsky, and Wallon, among others. The methodology was qualitative. The instrument used was a questionnaire completed by four participants. We conclude that the affection is important in everyday school life and is a great advantage in knowledge construction and cognitive, physical, social and emotional development of children.-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons