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Título: Representações sociais dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília sobre educação sexual
Autor(es): Santos, Ayanne Christine Vieira dos
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Representações sociais
Educação sexual
Professores - formação
Estudantes universitários - Pedagogia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 4-Mai-2015
Referência: SANTOS, Ayanne Christine Vieira Santos. Representações sociais dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília sobre educação sexual. 2014. vii, 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade de Brasília sobre a educação sexual. O estudo se apoia na Teoria das Representações Sociais, levando em consideração as linhas de investigação e os estudos relacionados ao tema. Logo,em seguida, analisamos alguns pontos importantes sobre as abordagens contemporâneas para educação sexual e pressupostos teóricos e políticos a favor de um currículo pós-críticos. Por fim, realizamos pesquisa de campo com 63 estudantes de graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília que consistiu na aplicação de um questionário de associação livre de palavras, analisado por meio do software Evoc (Ensemble de programmes permettanm l’analyse des evocations). O resultado foi uma lista com quinhentos e sessenta e três evocações, sendo que destas cento e quarenta eram diferentes. Observa-se que as palavras “orientação”, “sexo”, “gravidez” e “DST” apareceram com o maior número de evocações. Para esta pesquisa com caráter exploratória, utilizou-se da abordagem qualitativa para interpretação das representações dos entrevistados em relação ao tema. A pesquisa demonstrou a quase totalidade dos estudantes para trabalhar a questão da sexualidade na escola mantem uma visão restrita e coerente com a abordagem para educação sexual biológico-higienista, também explicitado no aparecimento das palavras, com grande ocorrência, como “camisinha” e “prevenção”. Diante disso, este trabalho sugere uma reflexão acerca da formação dos interessados em atuar como professores da educação básica a atuar em um cenário que ofereça subsídios de uma educação sexual de respeito às diferenças no agir da prática docente.
Abstract: This study aims to analyze the social representations of student of pedagogy at the University of Brasilia on sex education. The study is based on the theory of social representations, taking consideration the areas of research and studies on this topic. Then, we discuss some important points on contemporary policy approaches in favor of a post-critical sex education program and theoretical assumptions. Finally, we conducted field research with 63 undergraduate students of the Faculty of Education at the University of Brasilia, which consisted of a combination of free speech questionnaire analyzed by the EVOC (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations). The result is a list of 563 evocations and of these one hundred and forty were different. It is observed that the word "orientation", "gender", "pregnancy" and "DST" appeared with the greatest number of evocations. For this character exploratory research was used qualitative approach to the interpretation of representations of respondents to the theme. The Research has shown almost all students to work on the issue of sexuality in school maintains a strict and coherent vision with the biological approach to sex education officer also explained in appearance of high-frequency words like "condom" and "prevention". Thus, this work offers a reflection on the education of people interested in working as teachers of basic education to act in a scenario that provides grants for sex education in respect for differences include teaching practice.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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