Resumo: | A Provinha Brasil - é uma avaliação diagnóstica da Alfabetização Infantil que afere o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. É aplicada duas vezes ao ano (no início e no final) e é voltada aos alunos que se dedicaram há pelo menos um ano ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico permitindo conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, que se refere à leitura e à matemática. O presente trabalho tem como objetivo verificar como os dados da Provinha Brasil e a sua análise são utilizados em uma escola da rede pública do Distrito Federal, e se há alguma consequência do resultado dessa avaliação no processo de ensino da escola. Para isso, foi pesquisada uma turma de 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, com 23 crianças, sendo 13 meninas e 10 meninos. Na pesquisa foram colhidos dados da Provinha Brasil, aplicada na escola ao início e ao final do ano de 2012, além de observações feitas em sala de aula e reuniões da coordenação ao longo desse período. Os resultados da avaliação são sintetizados para a elaboração de gráficos comparativos pela escola, de cada aplicação. Percebe-se que há uma tentativa de utilização dos dados em benefício dos estudantes, pois a todo o momento as professoras da escola focam nas principais dificuldades da alfabetização dos alunos ao elaborar atividades que contemplam habilidades de alfabetização, letramento e matemáticas. Percebi, porém, que a coordenação não utiliza os resultados da Provinha Brasil, não influenciando desse modo no planejamento educacional. Conclui-se, portanto que a equipe docente e gestora deveriam estar cientes, através de capacitações, da importância da análise e acompanhamento dos resultados para uma futura prática docente auxiliada por uma avaliação diagnóstica. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The Provinha Brazil - is a diagnostic evaluation of Children's Literacy which measures the development of skills related to literacy and literacy in Portuguese language and mathematics, developed by children enrolled in the 2nd year of primary education in Brazilian public schools. It is applied twice a year (at the beginning and end) and is geared to students who have dedicated themselves for at least one year to literacy. The application in different periods allows the realization of a more categorical diagnosis allowing know what was added children's learning, which refers to reading and math. This study aims to determine how the data of Provinha Brazil and its analysis are used in a public school in the Federal District, and if there is a consequence of the result of this evaluation in school teaching process. For this, we studied a group of second year of elementary school at a public school in the Federal District, with 23 children, 13 girls and 10 boys. In the survey were collected data Provinha Brazil, applied in the school at the beginning and end of 2012, and observations in the classroom and meeting coordination throughout that period. The evaluation results are synthesized for the preparation of comparative graphics, each application. It is noticed that there is a daily attempt to use the data for the benefit of students, because at all times the school teachers focus on the main difficulties of literacy of students to develop activities that include literacy skills, literacy and mathematics. I realized, however, that coordination does not use the results of Provinha Brazil, not influencing thus in educational planning. It follows therefore that the teaching staff and management should be aware, through training, the importance of examining and monitoring the results for future teaching practice aided by a diagnostic evaluation. |