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https://bdm.unb.br/handle/10483/10191
Título: | Desafios e perspectivas da inclusão escolar : estudo de caso de uma criança com deficiência intelectual do segundo ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Araujo, Luana Silva |
Orientador(es): | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado |
Assunto: | Inclusão escolar Aprendizagem - dificuldades Deficiência intelectual Educação especial |
Data de apresentação: | 28-Nov-2014 |
Data de publicação: | 10-Abr-2015 |
Referência: | ARAUJO, Luana Silva. Desafios e perspectivas da inclusão escolar: estudo de caso de uma criança com deficiência intelectual do segundo ano do ensino fundamental. 2014. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou compreender como ocorre o desenvolvimento global de uma criança com 07 (sete) anos que tem deficiência intelectual, em situação de inclusão escolar em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de escola pública do Distrito Federal. A pesquisa inicia-se com a história da criança participante da pesquisa em questão, onde é relatado pela mãe os acontecimentos mais importantes sobre a trajetória escolar da criança, desde a educação infantil até a primeira metade do segundo ano do Ensino Fundamental, depois há complementação sobre a minha interação com a criança em ambientes familiar e escolar. Posteriormente tem o referencial teórico que é dividido em duas partes, a primeira sobre linguagem, desenvolvimento, subjetividade e aprendizagem fazendo conexão com o estudo de caso; e a segunda parte são abordados assuntos referentes à inclusão escolar e leis sobre o dever da família e da instituição escolar na garantia dos direitos da criança com deficiência sempre se reportando ao caso em estudo. |
Abstract: | The present project intended to comprehend how the global development of a 07 (seven) years old child who has intelectual disable occurs, in a situation of school inclusion in a second grade class of elementary school on a public school in Distrito Federal. The research begins with the story of the participating child of this research, in which is reported by the child’s mother the most important events about hers school career since early education until the first half of second grade of elementary school, next there is the complementation of my interection with the child in family and school environment. Then, there is the theoretical reference which is divide in two parts, the first one is about language, development, subjectivity and learning connecting with the case study, and in the second part themes that refers to school inclusion and laws about school’s and family’s obligations in ensuring the disabled child’s rights always referring to the case study. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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