Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10190
Título: | Contação de historias, leitura e interesse escolar : o desafio de práticas pedagógicas inovadoras |
Autor(es): | Cavalcante, Sabrina Sobral Alves |
Orientador(es): | Rodrigues, Maria Alexandra Militão |
Assunto: | Contação de histórias Leitura - educação Interesses na leitura Pedagogia - metodologia |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 10-Abr-2015 |
Referência: | CAVALCANTE, Sabrina Sobral Alves. Contação de historias, leitura e interesse escolar: o desafio de práticas pedagógicas inovadoras. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma prática de interesse envolvendo a contação de história e a leitura como promotoras do interesse escolar da crianças, no âmbito de práticas educacionais inovadoras. Foi realizado um trabalho de pesquisa-ação em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF, utilizando-se o diário de bordo como instrumento de registro e reflexão acerca do processo vivido com as crianças. Por meio de escuta sensível realizada em rodas de conversa foram identificados temas de interesse dos próprios alunos, a serem estudados no decurso do Projeto "Rodas de Leitura". Inspirado em práticas pedagógicas inovadoras, buscou-se neste Projeto trabalhar princípios e valores como autonomia e cooperação entre os estudantes, bem como os dispositivos pedagógicos escuta sensível e livre expressão. Percebeu-se que o trabalho nessa perspectiva, aliado à leitura e contação de histórias, favoreceu o interesse escolar da crianças, gerando autonomia e segurança em seus aprendizados. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons