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Título: Programa Jovens Talentos na UnB : avaliação e intervenção com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação
Autor(es): Brito, Érico Vinícius
Aires, Felipe Gabriel
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Programa Jovens Talentos
Iniciação científica
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 1-Abr-2015
Referência: BRITO, Érico Vinícius; AIRES, Felipe Gabriel. Programa Jovens Talentos na UnB: avaliação e intervenção com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2014. viii, 91 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O programa brasileiro Jovens Talentos para a Ciência, criado em 2012 pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa estimular a inserção cientí_ca dos estudantes de graduação, de todas as áreas de conhecimento, desde o primeiro ano de ingresso nos cursos. O trabalho apresenta um estudo qualitativo de avaliação do Programa Jovens Talentos para a Ciência na UnB. A investigação utiliza uma abordagem exploratória e qualitativa dos aspectos críticos do programa, no primeiro período de implementação do programa de 2012 a 2013. A análise de conteúdo, utilizou um modelo categórico para avaliação de programas de iniciação cientí_ca, adaptado ao Programa Jovens Talentos para a Ciência, e utilizou como fonte de pesquisa 156 relatórios dos bolsistas desse período. Os resultados evidenciaram problemas de comunicação na implementação do programa. Um plano de comunicação, com o suporte de ferramenta de tecnologia de informação e comunicação (TIC), é proposto e desenvolvido para subsidiar a avaliação do programa e facilitar a comunicação entre os atores envolvidos. A proposta foi considerada satisfatória nas entrevistas realizadas pelos segmentos de gestores, professores e bolsistas evidenciando o potencial do modelo de avaliação do programa, do plano de comunicação e da ferramenta desenvolvida com o uso das TIC.
Abstract: The Brazilian research program _Jovens Talentos para a Ciência_ - created in 2012 by the Ministry of Education (MEC) and the Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education of Brazil (CAPES) - aims to promote scienti_c initiation of undergraduate students, in all areas of knowledge, since the _rst year of college. The paper presents a qualitative study that evaluates the program _Jovens Talentos para a Ciência_ at University of Brasilia. The research uses an exploratory and qualitative approach of the critical aspects of the program, in its 2012 edition. The content analysis used a categorical model to evaluate the undergraduate scienti_c initiation research programs, adapted to the program _Jovens Talentos para a Ciência, and as source of research 156 reports of students of that period. The results reported communication problems in the program implementation. A communication plan, with a support of Information and communications technology (ICT) tools, is proposed as a solution and developed to improve the communication between the stakeholder actors. The proposal was considered satisfactory with respect to the interviews that has taken into account the managers', teachers' and scholars' perspectives. Therefore it reinforces the potential of the program's evaluation model, the communication plan and the ICT tool developed.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
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