Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasSiqueiraMeneghesso.pdf776,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Financiamento de campanhas eleitorais
Autor(es): Meneghesso, Lucas Siqueira
Orientador(es): Maia Filho, Mamede Said
Assunto: Campanha eleitoral
Data de apresentação: 16-Dez-2014
Data de publicação: 29-Mar-2015
Referência: MENEGHESSO, Lucas Siqueira. Financiamento de campanhas eleitorais. 2014. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a normativa que rege o atual sistema de financiamento de campanhas eleitorais no Brasil e sua atual tendência de formatação. Para tanto, o trabalho inicia evidenciando a relevância do tema, e expondo o quadro empírico subjacente da problemática normativa vigente. A seguir, são descritos os prós e contras dos tipos de financiamento: privado, público e misto. Posteriormente, há uma análise da legislação hodierna sobre o tema. Por fim, a tendência atual em implementar um sistema de financiamento democrático de campanha, nomeadamente o Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, e a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº4650, também discorre-se sobre alguns princípios constitucionais que são de relevância para o tema proposto.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons