Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8994
Título: | A importância do professor-coordenador na construção do projeto político pedagógico e na prática docente |
Autor(es): | Araujo, Josilene Estacio de |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Assunto: | Professores - prática profissional Coordenadores pedagógicos Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 17-Nov-2014 |
Referência: | ARAUJO, Josilene Estacio de. A importância do professor-coordenador na construção do projeto político pedagógico e na prática docente. 2013. 47 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa propõe-se fazer uma análise crítica acerca da atual ideologia trabalhada na educação, em especial o Projeto Político Pedagógico (PPP), o que implica pensar o tipo e qualidade de escola que se almeja alcançar e a concepção de homem e de sociedade que se pretende construir. A partir dessa ideia vamos abordar a existência contextual, política e prática do PPP, no que tange a sua função, como ferramenta de crescimento e de aquisição de eficiência no processo de ensino – aprendizado, e a ofensiva atual sobre tal ideário. O papel do organizador e dos realizadores (educadores) do PPP na função de responsável e principal idealizador da proposta, contribuindo na elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico no contexto da educação, sendo pertinente o estabelecimento de relações do Projeto e o Regimento Escolar por meio de análises e reflexões pautadas num estudo teórico. A ideia é fortalecer o papel da equipe de gestão junto aos professores e comunidade para a construção, elaboração e intervenção de um projeto que abarque na ação crítica e criteriosa da equipe gestora que contemple de fato as necessidades do contexto escolar e da realidade da comunidade. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons