Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CibeledaCostaVelosoCabral.pdf345,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Consolidando as diretrizes pedagógicas do bloco inicial de alfabetização
Autor(es): Cabral, Cibele da Costa Veloso
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Alfabetização
Alfabetização – diretrizes pedagógicas
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 4-Nov-2014
Referência: CABRAL, Cibele da Costa Veloso. Consolidando as diretrizes pedagógicas do bloco inicial de alfabetização. 2013. 35 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a aplicação das Diretrizes Pedagógicas do Bloco Inicial de Alfabetização na prática de sala de aula construída pelo professor atuante daquela política pública educacional, entendendo-se que a aprovação automática não é um fator negativo e que se faz necessário um trabalho efetivo e pontual nos dois primeiros anos, para que o terceiro não seja de fato um problema. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do Distrito Federal, localizadas no Núcleo Bandeirante e na Cidade Estrutural. Apesar das diferenças em números de salas de aula e da comunidade assistida, as escolas apresentam os mesmo desafios no tocante à implantação do Bloco em questão, tendo como principal queixa, a estrutura física das escolas, o número de alunos em sala de aula e a falta de pessoal de apoio na realização dos projetos contidos em sua proposta pedagógica. De cunho qualitativo, a pesquisa cientifica permitiu que o objeto de estudo pudesse ser mais bem compreendido quando observado por meio do contexto em que está inserido, realizando-se, a partir de pesquisas bibliográficas e de campo, a utilização das observações, entrevistas e oficinas realizadas nas escolas pesquisadas, a fim de atingir o objetivo proposto. Concluiu-se que é preciso romper com algumas barreiras, tais como: a falta de pessoas na execução dos reagrupamentos e projeto interventivo, o espaço e tempo escolar, entre outros aspectos que impedem de alcançar o êxito no trabalho pedagógico. Faz-se necessário um fortalecimento do trabalho coletivo na escola e uma compreensão maior do trabalho com ciclos de aprendizagens, para que o Bloco analisado seja aplicado com sucesso na realidade escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons