Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8863
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaAdairAlvesMundim.pdf303,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As barreiras na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no processo ensino e aprendizagem
Autor(es): Mundim, Maria Adair Alves
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Assunto: Professores - formação continuada
Tecnologia da informação e comunicação
Aprendizagem
Professores - uso das tecnologias
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: MUNDIM, Maria Adair Alves. As barreiras na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação no processo ensino e aprendizagem. 2013. 42 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa apresentou como objetivo analisar as principais barreiras e dificuldades na visão dos professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Manoela Faria Soares na cidade de Unaí, Estado de Minas Gerais, Brasil, no que se refere à utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente de sala de aula. Ao buscar analisar tais barreiras e dificuldades, os resultados obtidos foram que os professores apresentam determinado nível de domínio dessas novas tecnologias que lhes permitem trabalhar de forma segura com as mesmas. Também ficou evidente que a escola pesquisada possui vários recursos tecnológicos e que disponibiliza sem maiores problemas ou dificuldades esses recursos para os professores. Os principais recursos utilizados pelos professores são datas-shows, televisores, aparelhos de som, DVDs, internet e laboratórios de informática. Dessa forma, ao se buscar informações acerca das barreiras e dificuldades na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação pelos professores, constatou-se que apesar de existirem barreiras como a falta de programas e cursos de aperfeiçoamento profissional e dificuldades como a defasagem das tecnologias disponíveis na escola, estas não representam grandes problemas para professores ou alunos, pois além de serem mínimas, os professores contam com o apoio da direção no que se refere à utilização dessas tecnologias como forma de aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons