Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IlmaAparecidaGoncalves.pdf578,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O cotidiano do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática em uma escola pública do DF
Autor(es): Gonçalves, Ilma Aparecida
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Coordenação pedagógica
Políticas educacionais
Gestão escolar democrática
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Out-2014
Referência: GOMÇALVES, Ilma Aparecida. O cotidiano do coordenador pedagógico no contexto da gestão democrática em uma escola pública do DF. 2013. 72 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com este estudo objetiva-se analisar a relação entre as políticas educacionais de formação implantadas pela SEDF nas escolas públicas e o desenvolvimento da coordenação pedagógica numa perspectiva democrática. Para isso buscou-se identificar a contribuição das políticas educacionais de formação implantadas pela SEDF para o trabalho da coordenação pedagógica; e verificar as dificuldades e os desafios enfrentados na coordenação pedagógica no contexto da gestão democrática. Para alcançar tais objetivos foi utilizada uma pesquisa de campo empírica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas a um grupo de cinco coordenadores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados demonstram que há uma relação tênue entre as políticas educacionais e o desenvolvimento da coordenação pedagógica, que na maioria dos casos desempenha muito além de suas atribuições legais. Quanto às políticas educacionais na perspectiva da gestão democrática infere-se que houve um avanço no oferecimento de tais políticas, no entanto ainda é um progresso tímido necessitando de maiores avanços, principalmente na formação específica do coordenador pedagógico. Assim compreende-se que há necessidade de uma conquista social e de identidade do coordenador pedagógico para que ele assuma suas reais funções e estabeleça-se também na efetivação da gestão pedagógica da escola.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons