Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarciaPereiraCortezGrippe.pdf660,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O trabalho do coordenador pedagógico em relação à gestão democrática na escola
Autor(es): Grippe, Márcia Pereira Cortez
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Gestão escolar democrática
Coordenadores pedagógicos
Participação social
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Out-2014
Referência: GRIPPE, Márcia Pereira Cortez. O trabalho do coordenador pedagógico em relação à gestão democrática na escola. 2013. 61 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A gestão democrática tem como princípio a participação de todos os segmentos na construção de sua identidade. E, o coordenador é peça fundamental para integrar os grupos e promover uma gestão harmoniosa. Baseado nestes conceitos esse estudo teve como objetivo analisar a importância da tarefa do coordenador pedagógico na organização e articulação do trabalho escolar em favor da implementação dos princípios de gestão democrática. Além de avaliar os fatores que favorecem e dificultam sua atuação como articulador desse trabalho. Para realizar a pesquisa utilizou-se um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da rede pública de Taguatinga. Foi selecionado como instrumento de coleta de dados o questionário e participaram como respondentes dez professores, vinte alunos do nono ano do ensino fundamental e três coordenadoras pedagógicas. Ao analisar as respostas, notou-se que os três segmentos consideraram a integração e a participação fundamentais para efetivação do processo da gestão democrática. O reconhecimento do trabalho do coordenador e sua caracterização como essencial para o bom funcionamento da gestão democrática foi evidenciado como fator chave e facilitador para uma boa atuação do coordenador como elemento de articulação e integração entre os diversos grupos da escola. Como dificuldade principal foi apontada a atitude passiva dos professores e alunos quanto à atuação nos projetos desenvolvidos na escola. Ademais, evidencia-se também a resistência dos professores a execução de novos projetos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons