Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FranciscleideDoSocorroRodriguesDeAbreuFerreira.pdf519,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico na organização e na aplicabilidade do currículo da educação infantil
Autor(es): Ferreira, Franciscleide do Socorro Rodrigues de Abreu
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Reis, Liceros Alves dos
Assunto: Educação de crianças
Currículo escolar
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 18-Abr-2013
Data de publicação: 24-Set-2014
Referência: FERREIRA, Franciscleide do Socorro Rodrigues de Abreu. O papel do coordenador pedagógico na organização e na aplicabilidade do currículo da educação infantil. 2013. 36 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa surgiu da necessidade de se esclarecer as constantes dúvidas quanto à organização e aplicabilidade do currículo da Educação Infantil em instituições educacionais que abrigam tal modalidade de ensino, públicas e conveniadas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como o papel do coordenador pedagógico na implementação e execução desse currículo. O tema de estudo da pesquisa foi desenvolvido com cinco professoras e uma coordenadora de uma instituição de ensino conveniada com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, que oferece Educação Infantil, em todas as suas modalidades: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). Foram realizadas abordagens conceituais quanto ao que, de fato, é o currículo e como o colocarem prática, quais são seus objetivos, como e quando se deve aplicá-lo, bem como a imperiosa necessidade de identificar qual é o papel do coordenador pedagógico em meio a essa problemática. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a todas as professoras e à coordenadora pedagógica em uma instituição particular, mas conveniada com a Secretária de educação do Distrito Federal, localizada na Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, que atende crianças de 0 a 5 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino.Acredita-se que ter sido possível contribuir para se iniciar um diálogo consciente,capaz de fazer surgir reflexões e sugestões para a implementação e organização do Currículo da Educação Infantil com os professores e coordenadores, preocupados com a transformação da escola pública brasileira em uma escola de inclusão, de direito e de aprendizagens significativas para todos os alunos, na qual a busca pela excelência do ensino é um auxílio motivacional para os professores.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons