Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FranciscleideDoSocorroRodriguesDeAbreuFerreira.pdf519,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Rita Silvana Santana dos-
dc.contributor.authorFerreira, Franciscleide do Socorro Rodrigues de Abreu-
dc.identifier.citationFERREIRA, Franciscleide do Socorro Rodrigues de Abreu. O papel do coordenador pedagógico na organização e na aplicabilidade do currículo da educação infantil. 2013. 36 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEsta pesquisa surgiu da necessidade de se esclarecer as constantes dúvidas quanto à organização e aplicabilidade do currículo da Educação Infantil em instituições educacionais que abrigam tal modalidade de ensino, públicas e conveniadas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como o papel do coordenador pedagógico na implementação e execução desse currículo. O tema de estudo da pesquisa foi desenvolvido com cinco professoras e uma coordenadora de uma instituição de ensino conveniada com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, que oferece Educação Infantil, em todas as suas modalidades: creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). Foram realizadas abordagens conceituais quanto ao que, de fato, é o currículo e como o colocarem prática, quais são seus objetivos, como e quando se deve aplicá-lo, bem como a imperiosa necessidade de identificar qual é o papel do coordenador pedagógico em meio a essa problemática. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados a todas as professoras e à coordenadora pedagógica em uma instituição particular, mas conveniada com a Secretária de educação do Distrito Federal, localizada na Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro, que atende crianças de 0 a 5 anos de idade, nos turnos matutino e vespertino.Acredita-se que ter sido possível contribuir para se iniciar um diálogo consciente,capaz de fazer surgir reflexões e sugestões para a implementação e organização do Currículo da Educação Infantil com os professores e coordenadores, preocupados com a transformação da escola pública brasileira em uma escola de inclusão, de direito e de aprendizagens significativas para todos os alunos, na qual a busca pela excelência do ensino é um auxílio motivacional para os professores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.titleO papel do coordenador pedagógico na organização e na aplicabilidade do currículo da educação infantilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-09-24T02:20:51Z-
dc.date.available2014-09-24T02:20:51Z-
dc.date.issued2014-09-24T02:20:51Z-
dc.date.submitted2013-04-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8468-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoReis, Liceros Alves dos-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons