Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/8060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AneRubiaPerius.pdf599,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenador pedagógico : um auxiliar no estabelecimento de relações afetuosas na escola
Autor(es): Perius, Ane Rúbia
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Coorientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Afetividade
Lar e escola
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 6-Ago-2014
Referência: PERIUS, Ane Rúbia. Coordenador pedagógico: um auxiliar no estabelecimento de relações afetuosas na escola. 2013. 46 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o coordenador pode auxiliar a escola a estabelecer uma relação afetuosa entre os atores envolvidos com educação para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto o referencial teórico foi fundamentado nos autores Kramer (2007), Wallon (apud Grandino, 2010), Piaget (apud Wadsworth, 1996), Mahoney (2004). Os autores citados facilitaram o estabelecimento de um diálogo com as informações colhidas com pais e professores acerca da aprendizagem aliados à emoção e a afetividade e da necessidade de se desenvolver uma relação afetiva entre pais e escola a fim de favorecer a aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa os objetivos a serem alcançados, definindo como instrumento de coleta de dados o questionário realizado com pais e professores. Na análise dos dados coletados observaram-se alguns pontos convergentes entre pais, professores e autores acerca da importância do vínculo afetivo na promoção da aprendizagem. E como articulador dessa ligação família/ escola encontra-se a figura do coordenador pedagógico como responsável pela mediação de ações para o desenvolvimento de práticas que estabeleçam um vínculo emocional entre família e escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons