Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AneRubiaPerius.pdf599,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDuarte, Juliana Fonseca-
dc.contributor.authorPerius, Ane Rúbia-
dc.identifier.citationPERIUS, Ane Rúbia. Coordenador pedagógico: um auxiliar no estabelecimento de relações afetuosas na escola. 2013. 46 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar como o coordenador pode auxiliar a escola a estabelecer uma relação afetuosa entre os atores envolvidos com educação para favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto o referencial teórico foi fundamentado nos autores Kramer (2007), Wallon (apud Grandino, 2010), Piaget (apud Wadsworth, 1996), Mahoney (2004). Os autores citados facilitaram o estabelecimento de um diálogo com as informações colhidas com pais e professores acerca da aprendizagem aliados à emoção e a afetividade e da necessidade de se desenvolver uma relação afetiva entre pais e escola a fim de favorecer a aprendizagem. Por meio da abordagem qualitativa os objetivos a serem alcançados, definindo como instrumento de coleta de dados o questionário realizado com pais e professores. Na análise dos dados coletados observaram-se alguns pontos convergentes entre pais, professores e autores acerca da importância do vínculo afetivo na promoção da aprendizagem. E como articulador dessa ligação família/ escola encontra-se a figura do coordenador pedagógico como responsável pela mediação de ações para o desenvolvimento de práticas que estabeleçam um vínculo emocional entre família e escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAfetividadeen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.titleCoordenador pedagógico : um auxiliar no estabelecimento de relações afetuosas na escolaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-08-06T02:01:35Z-
dc.date.available2014-08-06T02:01:35Z-
dc.date.issued2014-08-06T02:01:35Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8060-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoLacé, Andréia Mello-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons