Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7786
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorSantos, Waldek Batista dos-
dc.contributor.authorNascimento, Gilberto Ribeiro do-
dc.identifier.citationSANTOS, Waldek Batista dos; NASCIMENTO, Gilberto Ribeiro do. A importância da coordenação pedagógica intermediária da EJA junto aos coordenadores pedagógicos locais. 2014. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014.en
dc.description.abstractO Projeto de Intervenção Local (PIL), desenvolvido na Regional de Ensino da Ceilândia – DF, no período 2011 a 2014, visa demonstrar que por meio de ações e procedimentos diferenciados será possível desenvolver e estimular as coordenações pedagógicas junto às escolas, assegurando a valorização destas, culminando com a melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Por meio de pesquisas, análises e embasamentos nos referenciais teóricos do tema, consegue-se encaminhar os projetos, programas e currículos com a participação e envolvimentos de todos os atores e sujeitos desta modalidade de ensino. O projeto aponta intervenções e contribuições dos coordenadores intermediários da regional de ensino da Ceilândia no empoderamento dos projetos e programas da SEDF, visando às articulações e encaminhamentos junto aos coordenadores locais das escolas, interagindo com os PPPs e respeitando a identidade e anseios das comunidades escolares e o desenvolvimento deste território. Ao final apresentam-se as pesquisas aplicadas e os documentos construídos na íntegra em função das ações realizadas à época e encontram-se nos apêndices. Este PIL é um ensaio que visa contribuir com ações a serem desenvolvidas nas coordenações pedagógicas ao longo do tempo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalen
dc.titleA importância da coordenação pedagógica intermediária da EJA junto aos coordenadores pedagógicos locaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-07-10T21:17:15Z-
dc.date.available2014-07-10T21:17:15Z-
dc.date.issued2014-07-10T21:17:15Z-
dc.date.submitted2014-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/7786-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.description.abstract1The Local Intervention Project (LIP), developed at Regional Teaching Ceilândia - DF in the period 2011-2014, aims to demonstrate through actions and different procedures can be developed and stimulate pedagogical coordination with schools ensuring its recovery, culminating with the improvement in the learning process of students. Through research and analysis, and a grounding in theoretical frameworks of the subject, it is possible to route all Projects/ Programs/ Resumes with the participation and involvement of all stakeholders and subject of this teaching modality. The project aims interventions and contributions of intermediate regional coordinators of teaching Ceilândia empowerment projects and programs aimed at SEDF joints and referrals with local coordinators of schools, interacting with PPPs and respecting the identity and wishes of school communities and development this territory. At the end presents the applied research and the materials developed in the light of the actions developed in the appendices in full. A test for contributing to actions to be developed in pedagogical coordination over time.-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : 3º Segmento : Gestão democrática-
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons