Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4529
Título: | O teatro no ensino fundamental : um processo diante das diferentes formas de aprender |
Autor(es): | Gurgel, Maria Helena Bueno |
Orientador(es): | Santos, Cyntia Carla Cunha |
Assunto: | Teatro na educação Arte - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 22-Fev-2013 |
Referência: | GURGEL, Maria Helena Bueno. O teatro no ensino fundamental: um processo diante das diferentes formas de aprender. 2011. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo observar, indagar e idear como o teatro no Ensino Fundamental I, diante das diferentes linguagens propostas pelas escolas, pode contribuir de modo a desenvolver uma educação para a vida. A pesquisa partiu do conhecimento de que a EMEF “Accácio Vieira de Camargo”, por muitas vezes se distanciar das necessidades dos alunos em seu desenvolvimento físico e mental devido ao excesso de projetos e salas numerosas acaba por desfavorecer as relações existentes no cotidiano que promovem aprendizagens significativas. O teatro, através dos jogos teatrais, antes de ser uma disciplina usada como ferramenta pedagógica no auxílio dos conteúdos e temas transversais, goza do mérito de poder transcender porque desenvolve corpo-mente/ emocional- sensitivo, potencializando o ser. Buscou-se através da metodologia, pesquisa- ação, investigar a importância das atividades teatrais no desenvolvimento do sujeito e humanização da escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, 2011. Curso de Licenciatura em Artes Cênicas a Distância. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons