Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/4225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AdrianaOliveiraCardoso.pdf870,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dança de forma lúdica no espaço escolar
Autor(es): Cardoso, Adriana Oliveira
Orientador(es): Chagas, Regiane de Ávila
Coorientador(es): Aguiló, Juliana Natalhie de Avila
Assunto: Dança na educação
Educação física (Ensino fundamental)
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 11-Ago-2012
Data de publicação: 3-Jan-2013
Referência: CARDOSO, Adriana Oliveira. A dança de forma lúdica no espaço escolar. 2012. 78 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal conhecer as contribuições que o ensino da dança oferece no processo de formação humana dos estudantes nas aulas de educação física no segundo ciclo do ensino fundamental. Para isso foi utilizada como metodologia da pesquisa uma entrevista com questionário semi-estruturado, o qual possui flexibilidade para alterar/retirar/acrescentar outras questões ao longo do processo, com esses envolvidos (estudantes e professores de educação física), obtendo informações previamente definidas pelo pesquisador e ao mesmo tempo em que esta permite a realização de explorações não previstas. Após levantamento dos dados coletados fez-se uma sistematização dos mesmos sendo aqui apresentados referentes ao questionamento sobre a relevância do tema dentro da escola como provável inserção no sistema de ensino. Após a analise dos questionários aplicados com os envolvidos no processo de investigação, se percebe valores representativos os quais alcançam o objetivo desta pesquisa que são quais contribuições a dança oferece no processo de formação humana dos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Portanto, podemos perceber que a dança é um instrumento de expressão a qual vem proporcionar aos alunos desta faixa etária a liberação das várias emoções e ou sensações reprimidas, além de abrir novos caminhos de comunicação para os mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Pró-licenciatura, Pólo Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons