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Título: A avaliação formativa e sua articulação com a preceptoria escolar : limites e possibilidades
Autor(es): Vieira, Bruna Prado
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Educação básica
Educação - avaliação
Ensino - qualidade
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 23-Jan-2024
Referência: VIEIRA, Bruna Prado. A avaliação formativa e sua articulação com a preceptoria escolar: limites e possibilidades. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso insere-se no campo de estudos sobre a avaliação formativa e a preceptoria escolar e tem como objetivo levantar as possibilidades de articulações delas no ensino básico. A pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura da professora Benigna Villas Boas (2019a, 2019b, 2019c, 2006) acerca da avaliação formativa e de artigos acerca da preceptoria. Ademais, o presente trabalho também conta com uma investigação de caráter qualitativo, com entrevistas e conversas informais com crianças, pais e professoraspreceptoras de uma escola particular de Brasília de modelo de Educação Personalizada. A construção dos dados se dá pela vinculação entre a revisão de literatura e a metodologia de investigação qualitativa mencionada. As entrevistas com os adultos foram analisadas por meio da metodologia de análise temática (Jovchelovich; Bauer, 2002), enquanto tanto as entrevistas quanto os desenhos das crianças por compreensão ambígua (Staccioli, 2020). Nessa conjuntura, os resultados da pesquisa revelam que, apesar dos limites da articulação entre avaliação formativa e preceptoria, a articulação entre elas é possível e traz consigo diversas possibilidades, apresentando-as como constituintes do trabalho pedagógico complementares para a formação de um sujeito social integral.
Abstract: This Conclusion Coursework inserts itself in the area of stuby about formative assessment and school preceptorship and has as a goal to raise the possibilities of articulation between them in the basic education. The research has the Benigna Villas Boas’ (2019a, 2019b,2019c, 2006) literature review as metodology about formative assessment and articles about preceptorship. Furthermore, this monograph also counts with a qualitative research, with interviews and informal conversations with children, parentes and teachers of a private school of Brasilia that applies the Personalized Education model. The datas construccion is made through the binding between the literature review and the qualitatie research. The adult interviews are analysed by the methodology of thematic analysis (Jovchelovich; Bauer, 2002), while both children’ interviews and drawings are by ambiguous understanding (Staccioli, 2020). Thereby, the research results shows that, despide of the limits of the articulations between fomative assessment and preceptorship, this articulation is possible and brings a diversity of possibilities, constituting them as complementary parts of the work of the forming an integral and social human being.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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