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2021_BrunaPradoVieira_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMorais, Lucimara Gomes Oliveira de-
dc.contributor.authorVieira, Bruna Prado-
dc.identifier.citationVIEIRA, Bruna Prado. A avaliação formativa e sua articulação com a preceptoria escolar: limites e possibilidades. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso insere-se no campo de estudos sobre a avaliação formativa e a preceptoria escolar e tem como objetivo levantar as possibilidades de articulações delas no ensino básico. A pesquisa tem como metodologia a revisão de literatura da professora Benigna Villas Boas (2019a, 2019b, 2019c, 2006) acerca da avaliação formativa e de artigos acerca da preceptoria. Ademais, o presente trabalho também conta com uma investigação de caráter qualitativo, com entrevistas e conversas informais com crianças, pais e professoraspreceptoras de uma escola particular de Brasília de modelo de Educação Personalizada. A construção dos dados se dá pela vinculação entre a revisão de literatura e a metodologia de investigação qualitativa mencionada. As entrevistas com os adultos foram analisadas por meio da metodologia de análise temática (Jovchelovich; Bauer, 2002), enquanto tanto as entrevistas quanto os desenhos das crianças por compreensão ambígua (Staccioli, 2020). Nessa conjuntura, os resultados da pesquisa revelam que, apesar dos limites da articulação entre avaliação formativa e preceptoria, a articulação entre elas é possível e traz consigo diversas possibilidades, apresentando-as como constituintes do trabalho pedagógico complementares para a formação de um sujeito social integral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - qualidadept_BR
dc.titleA avaliação formativa e sua articulação com a preceptoria escolar : limites e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T11:52:38Z-
dc.date.available2024-01-23T11:52:38Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37349-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Conclusion Coursework inserts itself in the area of stuby about formative assessment and school preceptorship and has as a goal to raise the possibilities of articulation between them in the basic education. The research has the Benigna Villas Boas’ (2019a, 2019b,2019c, 2006) literature review as metodology about formative assessment and articles about preceptorship. Furthermore, this monograph also counts with a qualitative research, with interviews and informal conversations with children, parentes and teachers of a private school of Brasilia that applies the Personalized Education model. The datas construccion is made through the binding between the literature review and the qualitatie research. The adult interviews are analysed by the methodology of thematic analysis (Jovchelovich; Bauer, 2002), while both children’ interviews and drawings are by ambiguous understanding (Staccioli, 2020). Thereby, the research results shows that, despide of the limits of the articulations between fomative assessment and preceptorship, this articulation is possible and brings a diversity of possibilities, constituting them as complementary parts of the work of the forming an integral and social human being.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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