Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AngelicaFerreiraCosta_tcc.pdf712,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governos digitais e a participação cidadã : um estudo sobre a oferta de informação em sites institucionais de municípios brasileiros em 2023
Autor(es): Costa, Angélica Ferreira
Orientador(es): Batista, Carlos Marcos
Assunto: Governo eletrônico - democracia participativa
Municípios (Brasil)
Democracia participativa
Administração municipal
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 17-Out-2023
Referência: COSTA, Angélica Ferreira. Governos digitais e a participação cidadã: um estudo sobre a oferta de informação em sites institucionais de municípios brasileiros em 2023. 2023. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como foco principal avaliar a oferta de informação e serviços em sites institucionais de municípios brasileiros em 2023, verificando o nível atual de desenvolvimento do governo digital, e assim, assegurar a participação cidadã. O estudo se propõe a mensurar a existência de progresso, ou não, no processo de oferta de poder informacional, sendo utilizado o método histórico-descritivo, por meio de dados previamente coletados pelo Grupo de Pesquisa TIC/IPOL, sobre a oferta de informações processuais e de accountability em sites institucionais de Prefeituras e Câmaras Municipais nos anos de 2010, 2013, 2016 e 2019, 2021 e 2022. Além disso, para verificar o nível de informação institucional, processual, interação e prestação de contas gerado pela disponibilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos sites dos poderes locais em 2023 e mensurar os dados, informações e mecanismos de interação com os cidadãos presentes em tais páginas eletrônicas, foi realizada uma coleta (manual) dos mesmos municípios dos anos anteriores, e realizada posteriormente uma análise quantitativa e histórica dos resultados. Os produtos do estudo demonstram que a existência de interação política virtual é cada vez mais real, mas que existem obstáculos a serem vencidos para que a oferta, que passa por uma progressão constante ao longo dos últimos anos, seja diretamente relacionada ao impulsionamento da participação cidadã. São apresentadas ações que o Estado pode tomar para assegurar resultados cada vez mais positivos e que contribuam na criação de uma democracia participativa. Ainda, algumas observações podem ser feitas com relação à qualidade das informações. A forma de apresentação, sua acessibilidade dos portais e a divulgação facilitada, são fatores cruciais para a correta navegação/pesquisa do usuário e facilidade com que os dados são encontrados. Adicionalmente aos objetivos deste estudo, seria interessante estabelecer pesquisas futuras que avaliem o uso das ferramentas TICs pelo grau de uso efetivo por parte do cidadão comum, e não apenas pela ótica da sua oferta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.